Gestão das Informações na Organização CAPÍTULO 4 exercícios
Capítulo 4: Sistema de informações e vantagem competitiva
1. Qual a diferença qualitativa existente entre as informações requeridas pela alta administração e os operadores?
R: O nível mais alto da administração, que é responsável pela formulação e implementação da visão de longo alcance, tem necessidade de informações de natureza ampla e de cunho essencialmente estratégico. Este nível de informação não é apropriado para o nível operacional. Um operador geralmente requer informações detalhadas sobre as operações do dia-a-dia e não a informação ampla e estratégica. Cada nível gerencial, cada função, requer um tipo específico de informação e a norma da eficiência exige que a informação fornecida deva ser igual à requerida pelo solicitante. Um sistema de informações deve prover tanto a informação de cunho estratégico quanto a de cunho operacional.
2. O sistema de informações gerenciais possui alguns subsistemas: quais são eles?
R: O sistema de processamento de dados é a parte mais básica do SIG, o agrupamento e a organização de dados sobre transações básicas de negócios; esse componente do SIG não envolve a tomada de decisão. Para decisões rotineiras que se repetem dentro da organização, um Sistema de Relatórios Gerenciais (SRG) é criado. Para decisões não rotineiras, um sistema de apoio a decisões (SAD) é utilizado. Há ainda, os (ST) Sistemas Transacionais, (SE) Sistemas Especialistas e/ou (SAE) Sistema de Apoio aos Executivos.
3. Qual o objetivo primordial do Sistema de Relatórios Gerenciais?
R: O SRG se torna primordial, pois são relatórios padronizados criado para dar suporte aos gerentes em tomar decisões rotineiras que se repetem dentro da organização.
4. Qual a função principal de SAD- Sistema de Apoio a Decisões? Quem faz uso dele? Como?
R: Tem a função de gerar informação, utilizando ferramentas sofisticadas de análise, banco de dados internos e