Erp - benefícios e limites
Universidade Latino-americana de Tecnologia
Luiz Epaminondas Monteiro luizmonteiro@msn.com Pós-Graduação em Gestão com ERP, Tópicos Avançados I • Tecnologia
QUAIS OS BENEFÍCIOS E LIMITES DA TECNOLOGIA ERP
RESUMO
Os ERP’s em termos gerais são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. Alguns dos benefícios do ERP em uma empresa são: eliminar o uso de interfaces manuais, reduzir custos, eliminar a redundância de atividades, etc. Os seus limites podem variar em função do país em que será utilizado.
Palavras-chaves: ERP. Microsiga. Sistema. Software. Integrar. Empresas.
INTRODUÇÃO
O ambiente em que as empresas estão inseridas encontra-se altamente dependente da tecnologia da informação devido ao avanço tecnológico e econômico ocorrido nas últimas décadas. Isso torna ainda mais evidente a necessidade das empresas possuírem informações fundamentadas para o processo de tomada de decisão. Dessa forma, as empresas têm buscado novas ferramentas no que diz respeito à gestão, entre as quais, destaca-se o ERP – Enterprise Resources Planning.
O ERP, conhecido no Brasil como Sistema Integrado de Gestão, é um sistema que integra todas as informações da empresa em um só banco de dados, provendo agilidade e maior controle aos processos internos. As empresas que desejam manter-se competitivas no mercado, têm aderido à implementação de um ERP, pois sabem o quanto a rapidez na tomada de decisão e a gestão eficiente dos recursos é importante para encarar a intensa concorrência em cenários instáveis em que se encontram.
Este artigo tem o intuito de mostrar o que é um ERP, benefícios e seus limites.
Desenvolvimento
ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: