Liçao
Norbert Elias criou dois conceitos, o da configuração e o conceito de habitus. O sociólogo alemão dizia que quando se falava em sociedade e indivíduo as distinções nos levam a pensar que são duas coisas diferentes distintas umas das outras, Elias também dizia somente pelas relações entre as pessoas que elas adquiriam as características de poder falar, pensar e amar. Podemos complementar dizendo que só poderíamos fazer tudo como nos divertir, trabalhar, estudar em uma sociedade com história, cultura e educação e não no isolamento.
O conceito da configuração explica que uma sociedade não existe sem os indivíduos que para um existir o outro também precisa está lá fazendo o seu papel, para formarmos uma sociedade, precisamos daqueles que estejam lá para nutrir e sustentar esse meio ocupando o seu lugar. Um exemplo bem brasileiro é o jogo de futebol, onde existem os jogadores que estão lá para disputar contra outro time, o juiz e os bandeirinhas que são responsáveis por marcar infrações mantendo a ordem no jogo e também há a torcida onde se tem vários indivíduos com interesses diferentes, porém no momento todos estão conectados em um único ato que é torcer pelo seu time.
Então usando esse exemplo podemos perceber que nessa configuração uns dependem dos outros mesmo sendo indiretamente se não houver organização entre as partes nesse caso não haverá, por exemplo, um jogo de futebol. O conceito da configuração pode ser utilizado em pequenos grupos ou até mesmo em grandes sociedades, resumidamente nunca teríamos uma sociedade sem os indivíduos, por isso Elias utilizava a expressão “sociedade dos indivíduos” realçando a unidade e não a divisão.
O conceito de habitus