Alimentação saudável e desporto
Alimentação e saúde no desporto
2013
Trabalho realizado por: Débora Almeida, Débora Melício, Cristina, Jennifer, Vanina, Carla
EICM
15-03-2013
2013
Trabalho realizado por: Débora Almeida, Débora Melício, Cristina, Jennifer, Vanina, Carla
EICM
15-03-2013
Índice
Índice
Introdução
Desenvolvimento:
Atleta vs. Desportista
Alimentação saudável
Nutrição e alimentação
Nutrientes
Macronutrientes
Micronutrientes
Fibras
Água
Líquidos
Nutrição e desporto
Orientação para a alimentação
Equilíbrio entre energia consumida e energia despendida
Dicas
Exemplo de cardápios
Conclusão
Introdução
A
Alimentação é a base de qualquer realização física ou psicológica, como tal devemos saber tirar o maior proveito dos alimentos em função do que iremos realizar. Principalmente no desporto, esta tem um peso elevado porque, afinal é ela que determina maioritariamente o performance do atleta. Ela é a base para o desempenho ideal do atleta logo, deve ser devidamente estruturada.
Em Cabo Verde, por fatores de falta de informação, falta de recursos financeiros que cubram o que uma alimentação equilibrada requer e por mero desleixe, essa alimentação é pouco rígida.
Atleta vs. Desportista
M
as muitas são as dúvidas sobre a alimentação de quem se propõe à atividade física tanto para competição (atleta) como para lazer (desportista).
Primeiramente devemos estabelecer a diferença entra um atleta e um desportista.
Atleta é aquele que busca um condicionamento físico que leve a uma melhoria de performance em uma modalidade desportiva específica com intenção de competição
Desportista é aquele que pratica exercício físico por lazer e/ou pela busca de uma forma física desejada, normalmente sem objetivo de melhoria de performance ou participação em competições.
Estabelecida a diferença, conclui-se que para um desportista normalmente não há necessidade de qualquer forma de suplemento, apenas uma alimentação equilibrada é o