lição
O que é senso moral?
É a avaliação de nosso comportamento segundo ideias como as de certo e errado.
O que é moral?
É a maneira como avaliamos a conduta e a ação de outras pessoas segundo ideias como a de mérito e de grandeza de alma.
No que se refere a consciência moral?
Ela não se limita aos nossos sentimentos morais, mais se refere também a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e responder por elas perante os outros.
O que são os sentimentos e as ações morais?
São aquelas que dependem apenas de nós mesmos, que nascem de nossa capacidade de avaliar e decidir por nós mesmos e não levados por outro ou obrigados por eles.
O que são juízes de fato, de valor e morais?
De fato- São aqueles que dizem o que as coisas são como são e por que são. Eles estão presentes em nosso cotidiano, mas também na metafisica e nas ciências.
De valor- Avaliam as coisas boas ou más, desejáveis ou indesejáveis. Não se contentam em dizer como algo é, mas como deve ser.
Morais- nos dizem o que são o bem, o mal, a liberdade, a felicidade; que sentimentos, intenções, atos e comportamentos deveram ter para agir livremente e alcançar o bem e a felicidade; enunciam também que atos, sentimentos, intenções e comportamentos são condenáveis ou incorretos do ponto de vista moral.
Qual a origem da diferença entre juízos de fato e de valor?
A diferença entre natureza e cultura. A primeira é constituída por estruturas e processos necessários, que existem em si e si mesmo, independentemente de nós, por exemplo, a chuva.
De acordo com Sócrates o que é o sujeito ético?
É somente aquele que sabe o que faz, conhecem as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais.