Lição
1º a 7 de fevereiro
Sábado à tarde
"Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: 'Sigam-Me, e Eu os farei pescadores de homens. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e O seguiram" (Mc 1:16-18).
Prévia da semana: A grandeza do cristianismo é que ele abrangeu o mundo com o testemunho de pessoas que eram, em sua maioria, analfabetas e sem sofisticação. Sem dúvida, existe aí uma mensagem para nós. Embora não haja nada de errado com a educação, as pessoas que conhecem suas limitações e confiam na orientação de Deus, certamente podem realizar coisas extraordinárias para Ele!
Leitura adicional: Mt 4:18-25; 1Co 1:26-31; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, capítulo 25; Caminho a Cristo, capítulo 10; Dietrich Bonhoeffer, Discipulado (Sinodal, 2008), capítulo 2, em booklens.com/dietrich-bonhoeffer/discipulado
Domingo
2 de fevereiro
Do comum para o extraordinário
Alguns dos discípulos eram pescadores. Um era coletor de impostos, e outro era ainda um político fanático. Alguns deles tinham mau temperamento ou duvidavam facilmente. Diferentes como fossem, pelo menos tinham algo em comum: nenhum deles era altamente instruído; e nenhum deles tinha formação teológica. Apesar disso, Jesus os escolheu para ser Seus discípulos mais chegados.
Espere um minuto! Será que Jesus realmente sabia o que estava fazendo? Essa era uma época em que havia sinagogas em todos os lugares, cheias de saduceus e fariseus altamente favorecidos, grandes professores da Lei e homens de status elevado. Eles eram os "queridinhos" e as celebridades da comunidade judaica. Tinham grande número de seguidores. Mesmo assim, como que ignorando tudo isso, Jesus foi dar uma caminhada pela praia do Mar da Galileia e chamou gente comum.
Que pensamento mais humilhante e intrigante ao mesmo tempo! O mundo pode nos ver de