Sistemas erp
Revisão:
Até agora vimos todo o conceito de sistemas de informação. Vimos como estão organizados as empresas e onde um sistema de informação pode ajudá-la.
Implantar um sistema de informação dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil porque envolve muitas pessoas, muito conhecimento e, às vezes uma troca de paradigma da empresa. O que veremos a partir de agora são os sistemas ERP, o que são como funcionam e como implantamos numa empresa.
O que é um ERP?
Com o avanço da tecnologia da informação as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Geralmente, em cada empresa, vários sistemas são desenvolvidos para atender aos requisitos específicos das diversas unidades de negocio, plantas, departamentos e escritórios. Por exemplo, o departamento de planejamento da produção utiliza um sistema próprio e o departamento de vendas utiliza outro. Dessa forma, a informação fica dividida entre diferentes sistemas.
Os principais problemas dessa fragmentação da informação são a dificuldade de obtenção de informações consolidadas e s inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema. Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) solucionam esses problemas ao agregar, em um só sistema integrado, funcionalidades que suportam as atividades dos diversos processos de negócio das empresas.
Os sistemas ERP surgiram a partir da evolução dos sistemas MRP (Material Resource Planning – Planejamento de Recursos de Manufatura). Neles, foram agregadas as funções de programação mestre da produção, calculo grosseiro de necessidades de capacidade, calculo detalhado de necessidade de capacidade, controle do chão de fabrica, controle de compras e, mais recentemente, Sales & Operation Planning. Dessa forma, os sistemas MRP deixaram de atender apenas as necessidades de informação referentes ao calculo da necessidade de materiais, para atender as necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial sobre outros