Ferramentas da qualidade
As ferramentas básicas da qualidade foram criadas para auxiliar as organizações na solução de problemas decorrentes na gestão dos negócios de forma rápida, e também para montagem de planejamento estratégico a fim de evitar problemas futuros.
Segue abaixo 5 das principais ferramentas da qualidade e suas características:
* FLUXOGRAMA: tem como finalidade detalhar as diversas maneiras de aplicar um processo, identificando os caminhos e os desvios. Aplica-se em forma de ilustração sequencial apresentando cada etapa de um processo utilizando símbolos que facilmente podem ser reconhecidos para denotar os diferentes tipos de operações.
Exemplo:
* DIAGRAMA ISHIKAWA (espinha-de-peixe) – foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa da Universidade de Tóquio em 1943, onde ele apresentou à um grupo de engenheiros uma ilustração onde mostrava todos os vários fatores de Causa e Efeito, ou seja, a relação entre o efeito e todas as possibilidades que as causaram ou que poderiam causar.
Exemplo:
* DIAGRAMA DE DISPERSÃO – mostra o que possivelmente pode acontecer com uma variável quando outra muda. Com isso é possível testar as possíveis relações de Causa e Efeito.
Exemplo:
* HISTOGRAMA – tem a finalidade de mostrar a distribuição de dados/informações através de gráfico em barras, onde é indicado número de unidade relacionada à cada categoria. Ele é um gráfico que representa uma série de dados.
Exemplo:
* DIAGRAMA DE PARETO – este gráfico tem como finalidade apresentar a importância de todas as condições. Através dele é possível: * Escolher um ponto de partida para a solução de um problema; * Indicar uma causa básica do problema; * Monitorar todas as etapas até o sucesso.
Valfredo Pareto foi um economista italiano que descobriu que a riqueza não era distribuída de maneira uniforme. Os diagramas de Pareto podem ser usados na identificação de problemas através de diferentes critérios de medição,