Glossario junguiano
ALMA: Psique.
AMPLIFICAÇÃO: Método de abordagem junguiana dos sonhos que busca alargar e aprofundar o significado de uma imagem onírica por meio da associação com símbolos universais, encontrados na mitologia, na história, nas ciências e nos diversos campos da cultura, como objetivo de esclarecer e incrementar seu significado metafórico. Com a aplicação tanto o sonhador quanto o terapeuta podem abrir mão do enfoque exclusivamente pessoal da imagem. Possibilita uma interpretação da imagem segundo padrões coletivos.
ANÁLISE: Relação dialética estabelecida entra duas pessoas - cliente e terapeuta, com o objetivo de investigar o inconsciente do cliente. Costuma-se fazer uma distinção entre análise e psicoterapia, de acordo com o nível de aprofundamento, a intensidade, frequência das sessões e duração do processo. Reserva-se o termo analise para a psicoterapia profunda. Os dois termos também podem ser usados indistintamente.
ANIMA/ ANIMUS: Arquétipos que personificam a figura feminina no interior do inconsciente do homem e a figura masculina no interior do inconsciente da mulher. Sua função é estabelecer uma ligação entre a consciência individual e o inconsciente coletivo. Como todos os arquétipos, ao serem projetados, atraem e fascinam a consciência. O “outro” é a pessoa sobre o qual fazemos nossas projeções de anima e animus. Tais arquétipos podem surgir nos sonhos como o companheiro ou a companheira.
ARQUÉTIPO: Conceito criado a partir de temas típicos e bem definidos, presentes nos mitos e na literatura universal, que se repetem nos sonhos, imagens, fantasias, delírios e alucinações de todos os indivíduos. Teoricamente não se pode conhecer completamente o arquétipo nem