Sap erp
Com o avanço da Tecnologia da Informação as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades; em cada empresa, foram desenvolvidos vários sistemas para atender aos requisitos específicos das diversas unidades de negócio, plantas, departamentos e escritórios. Neste caso, o departamento de planejamento da produção utiliza um sistema próprio e o departamento de vendas utiliza outro. Dessa forma, a informação ficava dividida entre diferentes sistemas. O principal problema dessa fragmentação da informação é a dificuldade de obtenção de informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema. O sistema SAP ERP (Enterprise Resource Planning) soluciona esses problemas porque é um sistema que procura contemplar a empresa como um todo, dividido em módulos, onde cada um corresponde a uma área específica e é destinado a atender aos principais requisitos de software das mais exigentes empresas de médio e grande porte.
SAP é a sigla da empresa alemã que desenvolveu o produto ERP. O nome da empresa é Systeme, Anwendungen, Produkte in der Datenverarbeitung (Sistemas Aplicações e Produtos em Processamento de Dados).
Evolução
O sistema SAP ERP surgira a partir da evolução dos sistemas MRP (Material Resource Planning). Nele, Foram agregadas as funções de programação da produção, cálculo grosseiro de necessidades de capacidade, cálculo detalhado de necessidade de capacidade, controle do chão de fábrica, controle de compras e, mais recentemente, Sales & Operations Planning. Dessa forma, os sistemas MRP deixaram de atender apenas as necessidades de informação referentes ao cálculo da necessidade de materiais, para atender às necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial sobre outros recursos de manufatura. O MRP passou, então, a ser de MRP II (Manufacturing Resource Planning -