História e evolução do basquete
Centro Universitário Moura Lacerda
Educação Física
Diego Luis Ferreira
Esportes Coletivos II
História e Evolução do Basquetebol
Esportes Coletivos II
História e Evolução do Basquetebol
História e Evolução do Basquetebol
1891 - o professor de Educação Física canadense James Naismith em Spingfield, Massachusetts (USA), inventou o basquetebol. Este esporte nasceu da necessidade de exercitar os alunos da YMCA (ACM) Training School de Springfield, durante o inverno, quando não podiam praticar a maioria dos esportes ao ar livre, próprio do verão, os alunos eram obrigados a praticar ginástica em aparelhos ou ginástica calistênica. O basquetebol surgiu como um tipo de jogo que fosse interessante, agradável que pudesse ser praticado em recinto fechado Inicialmente o basquetebol era jogado com nove jogadores de cada lado e tinha como objetivo a marcação de pontos através do arremesso da bola sobre cestos de colher pêssegos, colocados em lados opostos, numa altura de 3(três) metros.
1892 - foram publicadas as 13 primeiras regras do jogo num órgão da escola, The Triangle, sob o título de “Um Novo Jogo”.
1893 - deu-se o primeiro passo para a padronização dos integrantes de uma equipe: cinco jogadores para jogos em campos pequenos e nove para as quadras de maiores dimensões.
1894 - a bola de futebol que inicialmente utilizada para o jogo de basquetebol foi substituída por uma bola específica produzida pela Chicopee Falls, de Massachusetts. Neste ano também foi introduzido na regra o lance livre.
1896 - o basquete chegou no Brasil através da chegada do professor Auguste Shaw no Colégio Mackenzie de São Paulo, Vindo dos EUA, ele trouxe uma bola oficial de basquete, o que ensejou a prática no referido colégio. Brasil foi o quinto país do mundo e o primeiro da América do Sul a conhecer o basquetebol. Neste ano foi introduzido o profissionalismo