Erosão
Como se sabe, a erosão pode ser considerada a perda da camada superficial da litosfera em que se desenvolvem a vida vegetal e microbiana devido à grande quantidade de matéria orgânica. Ao longo dos anos, diversos estudos sobre os processos erosivos foram realizados. As pesquisas são possíveis devido a um conjunto de técnicas que envolvem uma série de características pertencentes ao solo analisado, dentre elas podem-se citar as condições ambientais e climáticas. Muitos fatores influenciam no processo de erosão. Estes fatores podem ser de origem natural ou em razão do uso indevido do solo pela atividade humana. Entre as situações em que o homem provoca a erosão dos solos pode-se destacar o desmatamento, as queimadas e até mesmo a prática da agricultura. Outros fatores que também contribuem nesse processo são a energia e quantidade de chuva, a capacidade do solo resistir à erosão, assim como, a quantidade de solo coberto e protegido por vegetação. Na prática, o estudo da erosão é considerado um grande desafio, porque as condições que a influenciam são bastante dinâmicas e estão sempre em mudança, como:
* Fatores de origem natural:
a) Chuva: Denomina-se erosividade, o potencial das chuvas em provocar a erosão. A chuva pode ser considerada um dos fatores climáticos que mais contribuem nesse processo e dependem diretamente de sua intensidade, duração e frequência.
b) Infiltração: A infiltração pode ser caracterizada pela movimentação da água que ocorre dentro da superfície do solo. A erosão se torna menor quando a intensidade de enxurrada na superfície é baixa causando um aumento na velocidade de infiltração.
c) Topografia do terreno: Pode-se dizer que a topografia do terreno exerce grande influência no processo de erosão. A velocidade de escoamento de um material carreado pela água é função de características que representam a topografia: a inclinação do terreno e o comprimento do declive.
d) Cobertura