Eron
O documentário traça um estudo sobre um dos maiores escândalos acontecido no mundo corporativo norte-americano. Lançado em 2005 e dirigido por Alex Gibney o filme é baseado no livro de Bethany Mclean e Peter Elking.
No filme a historia relata um artimanha envolvendo os executivos da sétima maior companhia dos EUA, onde eles deixam investidores e empregados sem um centavo sequer. O documentário Enron - Os Mais Espertos da Sala revela as artimanhas feitas por contadores e pelos chefes-executivos para fazer parecer um fenômeno de crescimento uma organização que só rendeu frutos para quem esteve envolvido no esquema.
A falência da empresa de energia foi decretada em 2001 relatada no filme que deixo um colapso de saldo negativo de 20 mil desempregados e um bilhão de dólares na conta dos responsáveis pela fraude.
O filme se inicia com Enron e um narrador questiona as ações de um desconhecido. São mostradas cenas pós-falência da empresa onde são mostradas testemunhos de pessoas envolvidas no escândalo e entrevistas de funcionários da Enron.
O documentário nos relata detalhes das ações realizados pela diretoria e ao mesmo tempo entrevistas de analista econômicas e de mercado. Também de funcionários. Mostra de que forma as ações da empresa se valorizaram vertiginosamente em poucos anos, fazendo com que a Enron se tornar a 7ª empresa do EUA e uma das maiores do mundo na área de energia.
O filme define que o marco para a fraude desenvolvida pela Enron, foi à permissão que o órgão responsável do governo da regulamentação das empresas, de inovar o método de contabilidade, o que era conhecido como método esse que permitiu a Enron contar ganhos projetados de contratos de energia a longo prazo como receita corrente.
Mais que um Documentário nos é passado uma grande historia de uma das maiores fraudes do mercado mundial onde nos deparamos com um belo esquema montada pelos executivos a fim de levarem uma bela