Eron
A Enron Corporation era uma companhia de energia estadunidense, localizada em Houston, Texas. A Enron empregava cerca de 21.000 pessoas, tendo sido uma das companhias líderes no mundo em distribuição de energia (electricidade, gás natural) e comunicações. Seu faturamento atingia $101 bilhões de dólares em 2000, pouco antes do escândalo financeiro que ocasionou sua falência. A Enron mantinha, no Brasil, participações na CEG/CEGRio, no Gasoduto Brasil/Bolívia, na Usina Termoelétrica de Cuiabá, na Eletrobolt, na Gaspart e na Elektro. Atuava, principalmente, em cinco grandes áreas: Enron Transportation Services: condução interestadual de gás natural, construção, administração e operação de gasodutos; investimento em atividades de transporte de óleo cru; Enron Energy Services: compra, comercialização e financiamento de gás natural, óleo cru e eletricidade; administração de risco de contratos de longo prazo de commodity; gasodutos estaduais de gás natural; desenvolvimento, aquisição e construção de centrais de energia de gás natural; extração de gás natural líquido; Enron Wholesale Services: negócios globais da Enron, incluindo a negociação e entrega de commodities físicas e financeiras e serviços de gerenciamento de risco; Enron Broadband Services: atividade implementada no ano 2000, que provê aos clientes uma fonte de serviços de telecomunicações e Corporate and Others: serviços relacionados a abastecimento de água.
A empresa levou cerca de 16 anos para obter reconhecimento no mercado financeiro estadunidense e era vista como investimento certo e seguro devido à constante valorização de suas ações. Todos queriam ser acionistas da ENRON, pois tinham total certeza de que investiam nos melhores. As ações subiam? Lucrava-se com isso? Era o bastante. Saber como o dinheiro surgia era apenas um pormenor que ninguém abordava.
A todo o momento funcionários, investidores e pessoas humildes, eram encorajados, a investir tudo o que tinham na empresa.
Mais