Eron
1 – A Enron utilizou de forma sistemática o WFH ( valor futuro hipotético) como metodologia de registro contábil. Disserte sobre a possibilidade de utilização em nosso pais.
A Eron utilizado o método de marcação a mercado e posteriormente o valor futuro hipotético, métodos subjetivos e que tendem a sofrer manipulações, onde se registravam os lucros potenciais futuros para divulgar valores que jamais entrariam e consequentemente mascarar exorbitantes perdas. No Brasil não é permitido, segundo os princípios contábeis os elementos patrimoniais devem ser registrados pela contabilidade por seus valores originais, expressos em moeda corrente do país. Assim, os registros da contabilidade são efetuados com embasamento no valor de aquisição do bem ou pelo custo de fabricação (vide contabilidade de custos), incluindo-se, ainda, todos os gastos que foram necessários para colocar o bem em condições de gerar benefícios presentes ou futuros para a empresa; caso ela efetue transações em moeda estrangeira, os valores correspondentes devem ser convertidos à moeda nacional. 2 – Discorra sobre a utilização de ativos fictícios registrados nas demonstrações contábeis da companhia, apontando exemplos e procedimentos de auditoria para identifica-los.
O ativo fictício distorce do balanço patrimonial revela um ativo que não existe sendo detectado por meio de um procedimento de auditoria denominado inspeção. * A inspeção consiste no exame de registros, como é o caso da verificação dos lançamentos nos Livros Diário e Razão; no exame de documentos, tais como notas fiscais, faturas, títulos de créditos e extratos bancários que tenham servido como base para os lançamentos; e no exame de ativos tangíveis (corpóreos), como a constatação da existência física de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, registrados contabilmente.Observação: acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua