Gestão Ambiental
1. Introdução
Em pesquisa realizada para a elaboração deste trabalho podemos obter as informações que cada vez mais empresas do ramo brasileiro estão se preocupando com questões socioambientais, investindo capital em pesquisa querendo diminuir o atrito causado pelo o crescimento de resíduos jogados no meio que ela está inserida.
Cada vez mais, a sociedade percebe a importância da diversidade biológica. Mas mesmo assim, o mundo não vai conseguir cumprir as metas de preservação estabelecidas em 2002, que formaram Plano Estratégico que constituiu as metas de redução significativa da perda da biodiversidade em todo o mundo, com vencimento previsto para 2010. Assim, o Ano Internacional da Biodiversidade representa a maior consciência da população e o esforço para que sejam estabelecidas e cumpridas novas metas de redução significativa da perda da biodiversidade.
Com a crescente preocupação vinda das empresas com o meio ambiental foi instalo nelas a gestão ambiental, que tem por objetivo reduzir os custos e a degradação que as atividades empresarias possam ocasionar no meio ambiental.
Em nosso trabalho iremos destacar esse ramo da controladoria empresarial e como é executada e quais suas vantagens, tanto para as entidades como para o meio ambiental e a sociedade.
2. Controladoria e Meio Ambiente
Desde muito tempo, a contabilidade vem sido destacada, através de registros e mensurações, como ciência que compõe o sistema de gestão, sendo responsável pela administração de recursos. O mundo está em constante evolução e crescimento, na esfera corporativa não poderia ser diferente, esse meio se tornou cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes. Devido a esses fatores os administradores buscaram novas formas de gerenciar as empresas.
A Contabilidade como área de conhecimento, surgiu da técnica de controle da riqueza possuída e administrada e, deste modo imprime a sua praticidade na história do homem. (LAFFIN, 2002, p.67)
Segundo