Ergonomia
WISNER, A. Por dentro do trabalho ergonomia: método & técnica. São Paulo, SP: editora ftd S.A 1987
PROJETO BASICO OU ANTEPROJETO pg.37
É toda ideia de projeto que a pessoa ou grupo teve antes de se fixarem em alguma ideia para a construção do projeto, sendo ele executivo ou fabricação, lembrando que essas ideias são passadas por um estudo de viabilidade para ver qual delas será a mais promissora, também se preocupando em destacar os pontos fortes e fracos de cada uma delas.
Para diminuir a subjetividade deve-se procurar estabelecer critérios de projeto de forma mais quantativa possível, o modo de julgamento e o bom senso são fundamentais e você só os adquire através da experiência e de um profundo conhecimento sobre os processos envolvidos na fabricação e operação do futuro produto. Convém também ressaltar que a principal característica da matriz de decisão é explicitar e quantificar os critérios de projeto.
Assim, os atributos ficam claros e podem ser aplicados de maneira uniforme em todas as alternativas em estudo. É importante ainda ressaltar que a utilização de um número excessivo de atributos não necessariamente melhora o resultado da analise comparativa, pode haver correlação entre os atributos provocando uma ponderação relativa inadequada. MODELOS A SEREM ELABORADOS E DESENVOLVIDOS Na medida em que avança no projeto, executando os vários ciclos, o projeto vai evoluindo. Aspectos que antes abstratos vão se tornando concretos, é a linha de evolução do projeto. Durante esses procedimentos, o projeto é representado por modelos. Modelos são representações idealizadas de uma situação real com a finalidade de auxiliar na analise do produto final. Esses modelos podem ser classificados de varias formas: descritivo/preditivo; estatístico/dinâmico; determinísticos /probabilísticos ou ainda