ergonomia e segurança do trabalho
Esse campo cresceu bastante neste último meio século, sua área de abrangência tornou-se bastante ampla, pois trazem bastante contribuições para a Engenharia de Produção. Iniciaremos com alguns exemplos e contextualização da Ergonomia na EP, logo após, sua definição,o histórico,o método,as principais abordagens para o projeto ergonômico e as áreas atuais de estudo.
Ergonomia, higiene e segurança do trabalho
Uma vez ou outra observamos algumas inadequações no nosso dia a dia,se você passar a reparar em postos de trabalho de computador com atenção,certamente vai observar situações como: altura do monitor muito alta ou muito baixa, obrigando o operador a elevar ou abaixar a cabeça, causando lesões no pescoço; cadeiras muito baixas ou altas,causando formigamento nas coxas; isso tudo obriga algumas musculaturas do corpo trabalhar sem necessidades.
Nas ilustrações abaixo, mostra atividades de trabalho de dois postos de uma determinada indústria.
No primeiro posto, o trabalhador realiza os procedimentos para acondicionar o produto final, ele posiciona o saco na balança, liberando o produto com a alavanca,no momento que acaba a dosagem ele segura o saco por baixo e faz uma rotação do tronco dando dois passos para colocar o saco em uma esteira rolante.Já no segundo posto, o trabalhador pega o saco que já foi costurado e vai pilhando, ambos fazem isso.
Foi observado que os dois estão bem protegidos de capacete, luvas, mascaras, botas e óculos de proteção. Mais também notara que, no primeiro posto a balança poderia ter uma altura que pudesse evitar que ele se curvasse para pegar o saco e no segundo ele também se curva bastante pra por os primeiros sacos. Mesmo que em todos eles haja máquinas para facilitar suas vidas,podem também provocar dores,sofrimentos e lesões. A ergonomia é isso.
Definição
Contribui para a engenharia de produção tanto fornecendo seus conhecimentos como, mais especificamente, na subárea que se