Ergonomia, principais aspectos e aplicabilidade
Rio de Janeiro|Campus Realengo
Aluno(a) – Déborah Martins de Souza
Professora (a) – Karla Dames
Disciplina – Fisioterapia do trabalho
Síntese Individual - Ergonomia, principais aspectos e aplicabilidade
A ergonomia surgiu logo após a segunda guerra mundial onde foi realizado um trabalho interdisciplinar com inúmeros profissionais, como por exemplo: Médicos, engenheiros, fisiologistas entre outros. Trata se de uma ciência multidisciplinar e envolve estudos relativos a outras ciências como a biomecânica, antopometria e psicologia.
Antigamente a aplicação da ergonomia era restrita ao ambiente industrial e hoje ela apresenta uma gama de possibilidades e estuda sistemas mais complexos da relação homem x maquina.
Conceitualmente ergonomia é a relação entre o homem e seu ambiente de trabalho definindo a melhor maneira de executar uma tarefa, os recursos mais apropriados, Organização do local de trabalho, o uso correto e a manutenção dos equipamentos necessários.
Segundo a Associação Brasileira de Ergonomia adota a seguinte definição:
“Entende se por Ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o meio ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não dissociada, a segurança, o conforto, o bem estar e a eficácia das atividades humanas.”
Segundo Pereira (2001), a ergonomia tem como forma de intervenção a ergonomia de correção e a de correção. A primeira atua de maneira restrita, modificando elementos parciais do posto de trabalho. Já a ergonomia de correção interfere amplamente no projeto do posto de trabalho.
A ergonomia tem como objetivo analisar os padrões de comportamento para as seguintes faces de um trabalho (Ministério da Saúde, 2002):
O homem
Maquina
Ambiente
Informação
Organização
Consequências do trabalho
Dentro de uma empresa o ergonomista encontra desconhecimento por parte dos patrões e