Seg, TRabalho - Ergonomia
Qual é o papel da ergonomia na saúde ocupacional?
Conceitos:
Ergonomia:
Ciência que estuda a organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre o homem e a máquina.
Saúde Ocupacional: Consiste na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco.
Importância para o seu dia-a-dia
A arte da política de trabalho de grandes empresas, tanto nas indústrias brasileiras, como nas internacionais, a ergonomia tem-se tornado fator de extrema importância no bom relacionamento entre empregado e empresa. A ergonomia tem três objetivos básicos que são : possibilitar o conforto ao indivíduo, a prevenção de acidentes, como também, ajudar a evitar o aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho. Neste caso, se enquadra uma boa parte dos problemas de postura que a grande maioria das pessoas adquire ao longo de suas vidas durante o trabalho. Até mesmo os esforços repetitivos. Mas, o que fazer? O ideal seria que todos os móveis do escritório, de sua casa e todo qualquer equipamento usado no nosso dia-a-dia passassem por estudo e adequação ergonômica, antes mesmo de ser adquirido. São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.
Qual o papel da ergonomia para a saúde?
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como a iluminação, os ruídos e a temperatura, que