Claridade Solar Ergonomia rev 1
Discente: Rafael Vasconcelos - Raquel Andrade – Thais Felipe
Ergonomia e Segurança do Trabalho
Universidade Veiga de Almeida
SUMÁRIO
Objetivo do Estudo
A Influência da Estrutura e Ambientes Ergonômicos no Desempenho Educacional
Ergonomia de Ensino:
Contribuir com o Processo de Ensino Aprendizagem, melhorando as condições e organização do trabalho em sala de aula.
Conceito - Ergonomia
A Ergonomia pode ser definida como o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho. Considerada uma ciência interdisciplinar, ela compreende a Fisiologia e a Psicologia do Trabalho, bem como a Antropometria é a Sociedade no Trabalho. O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano. A mesma é estabelecida por Lei, na Legislação Brasileira, regulamentada em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Norma Regulamentadora Nº 17 (NR- 17).
Ergonomia???
Conceito - Segurança do Trabalho
A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de Ciências e Tecnologias que tem por Objetivo Proteger o Trabalhador em seu Ambiente de Trabalho, buscando minimizar e/ou evitar Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais.
Assim, dentre as principais atividades da Segurança do Trabalho, podemos citar: Prevenção de Acidentes, Promoção da Saúde e Prevenção de Incêndios.
No Brasil, a Segurança e Saúde Ocupacionais estão Regulamentadas e Descritas como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que está regulamentado em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Norma Regulamentadora Nº 4 (NR-4) e, portanto, na Legislação Trabalhista Brasileira.
Principais EPI- Equipamento de Proteção