Modernismo
2º ano Ensino Médio
ADRIELY,MILENA,RAFAELA
Modernismo
São Paulo
2015
ADRIELY,MILENA,RAFAELA
Modernismo
Trabalho apresentado no curso de Português, abordando sobre o Modernismo.
Professora Édila
SÃO PAULO
2015
Sumário Introdução História do Modernismo Principais autores Referências
Introdução
Este trabalho irá tratar do Modernismo, abordando sua história e contextualizando autores modernistas. Mostrará de que forma este estilo literário esteve presente no Brasil e sua importância para a sociedade brasileira.
História do Modernismo
O Modernismo no Brasil começou com a Semana de Arte Moderna de 1922. Mas nem todos os participantes da Semana eram modernistas: o pré-modernista Graça Aranha foi um dos oradores. Apesar de não ter sido dominante no começo, como atestam as vaias da platéia da época, com o tempo suplantou os estilos anteriores. Era marcado por uma liberdade de estilo e aproximação da linguagem com a linguagem falada; os de primeira fase eram especialmente radicais quanto a isto. Outros modernistas importantes são o prosador Érico Veríssimo e o poeta Carlos Drummond de Andrade.
A primeira guerra mundial, provocou no mundo inteiro, alterações profundas na sociedade. O desenvolvimento urbano e industrial acarretado por ela ocasionou a transformação do panorama sócio-econômico Brasileiro, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Entretanto a literatura conservadora e acadêmica ainda ditava as regras no ambiente cultural Brasileiro. Em pleno século XX, a poesia ainda obedece aos moldes parnasianos, já que mantém a mesma postura do século anterior. Com exceção de alguns poucos autores que, embora presos à linguagem tradicional, manifestaram uma consciência mais critica da realidade Brasileira (como Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, etc), a maioria ainda cultivava uma literatura de entretenimento e imitação.
Em toda a Europa e, principalmente na França, falava-se