ERGONOMIA NA FORMA O DO ENGENHEIRO CIVIL
UMA ALTERNATIVA PARA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE
TRABALHO E DE RESPONSABILIDADE JURÍDICA
TORRES, Myrla Lopes – myrlalt@uol.com.br
Bacharela em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Aluna de Especialização em Ergonomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
LUCENA NETO, Cláudio Simão de – cláudio@leidsonfarias.adv.com.br
Professor Titular do Departamento de Direito Privado do Centro de Ciências Jurídicas da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Rua Coronel Salvino de Figueiredo, S/N, Centro
CEP 58.100-650 – Campina Grande – Paraíba – Brasil
Resumo: Este trabalho aborda a importância do ensino de Ergonomia nos Cursos de Engenharia
Civil, identificando a relevância do estudo dessa área do conhecimento humano para a otimização do trabalho na construção civil e para a prevenção eficaz de responsabilidade jurídica e evidenciando a influência do conceito ergonômico na diminuição dos acidentes causados no trabalho. Para tanto, são tecidas considerações sobre a metodologia de análise e intervenção ergonômica, sobre os acidentes gerados na atividade de construção civil e sobre a responsabilidade civil do engenheiro.
Palavras-chave: Ensino, Engenharia Civil, Ergonomia, Responsabilidade Civil, Acidente de
Trabalho.
1. INTRODUÇÃO
A Engenharia Civil é uma área do conhecimento humano que envolve processos de projeto, tecnologia de produção, processos de fabricação e acima de tudo colaboração entre profissionais de diversas áreas. Assim, a interdisciplinaridade é intrínseca à atividade do profissional de
Engenharia Civil, pois ele deve possuir conhecimentos técnicos referentes a materiais, processos de produção, cálculos de obras, além de liderança e gestão de pessoal, controle e solução de problemas e responsabilidade por toda edificação.
Esta necessidade profissional e acadêmica de interdisciplinaridade, no entanto, não se reflete em uma preocupação atual, patente, manifesta nos