Era Do Capital De Hobsbawm Cap 1
A primavera dos povos foi um movimento revolucionário de alcance amplo, uma vez que perpassou a Europa Central e Ocidental até ultrapassando as fronteiras oceânicas chegando ao Brasil (Pernambuco- Revolução Praiera) e mais tarde na Colômbia.
Como muitas das revoltas, esta teve como sua motivação uma crise econômica grave, que atingiu tanto o campo como os centros urbanos. Quanto ao primeiro houve uma péssima colheita, isto fez com que os preços dos produtos agrícolas aumentasse. E o segundo se respalda bastante no problema de superprodução e de redução do consumo destes produtos devido ao aumento dos preços de produtos do campo, o que fez com os operários fossem demitidos. Em resumo o cenário que provocaria a revolução de carestia, desemprego e muita insatisfação.
A revolução se espalhou muito rápido, de uma maneira jamais vista até então, ainda mais considerando a demora das comunicações da época, em menos de um mês a revolta já estava espalhada. No dia 24 de fevereiro de 1848 a revolução se instalava na França, país que era um detonador de revoluções na europa. Interessante notar que neste mesmo dia havia sido publicado do texto Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels, que foi publicado em várias linguas.
É importante ressaltar que na maioria dos Estados em que a revolução aconteceu eram Estados que tinham regimes monárquicos e absolutitas, portanto tinham também como objetivo o fim desses regimes. Com exceção da França que era uma monarquia constitucional.
Hobsbawn aponta certas características que são semelhantes nos países em que a revolução se instalou: o primeiro foi que em sua maioria elas foram vitoriosas e derrotadas rapidamente e o segundo foi o isolamento e derrota dos trabalhadores revolucionários. Ele aponta também que elas se anteciparam com as mudanças sociais, o que fez com que os liberais moderados se assustaram como isso, criaram um receio