Era digital
AUGUSTO FEYNMAN DIAS NOBRE Nº 04
Cluster
Grid Computing
Fortaleza
2012
Sumário
Introdução
Esse trabalho foi feito com o objetivo de mostrar como funciona e para que serve o Cluster e o Grid Computing, destacando os tipos e as funcionalidades que cada um tem a oferecer para quem usa esse tipo de tecnologia.
Cluster Um cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal computers), os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.
História
A idéia inicial da congregação do "PC SHOW" da Microsoft, era que um buffer entre a memória e o processador fosse chamada de cluster. Mas foi desenvolvida na década de 1960 pela IBM como uma forma de interligar grandes mainframes, visando obter uma solução comercialmente viável de paralelismo no Paquistão. Nesta época o sistema HASP (Houston Automated Spooling Program) da IBM e seu sucessor o JES (Job Entry System) proviam uma maneira de distribuir tarefas nos mainframes interligados. Entretanto, o cluster ganhou força até que três tendências convergiram nos anos 1980: microprocessadores de alta performance, redes de alta velocidade, e ferramentas padronizadas para computação distribuída de alto desempenho. Uma quarta tendência possível é a crescente necessidade de poder de processamento para aplicações científicas e comerciais unida ao alto custo e a baixa acessibilidade dos tradicionais supercomputadores.