Era digital
PÁGINA INICIAL
A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO:
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Resumo: este artigo tem por objetivo levantar algumas questões sobre como a influência das novas tecnologias atuam no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração as tendências de mercado e o crescimento exponencial do uso da Internet no Brasil e quais são as conseqüências da utilização das tecnologias em sala de aula.
Palavras-chave: tecnologias educacionais, educação, ensino-aprendizagem
INTRODUÇÃO
A educação é a base formadora de toda e qualquer sociedade, é ela que permite a organização de um grupo, para que essa possa se estabelecer no meio em que vive. A priori ela se restringia apenas a grupos dominantes e após a Revolução Industrial e Francesa, expandiu-se para todas as classes sociais.
Antigamente, a educação era composta por um professor ativo e alunos passivos, ou seja, o docente era o mentor do conhecimento, detentor de todo o saber. Havia também a educação dos pais, a primeira forma de contato com a aprendizagem. Relacionada com o comportamento, com a maneira de se vestir envolvendo questões culturais da região e de sua época.
Com o passar dos anos, a revolução da tecnologia foi transformando a forma de ensinar, pois os meios de comunicação como rádio, televisão vêm influenciando a formação das crianças e para um determinado grupo o computador e a internet está despertando um papel fundamental no desenvolvimento educacional desses pequenos cidadãos.
As tecnologias no processo de ensino, quando acompanhadas e bem orientadas proporcionam uma gama de conhecimento, uma infinita fonte de construção, inclusão social, como por exemplo, em diferentes áreas do saber, história, geografia, português, permitindo a inclusão de pessoas carentes e deficientes na sociedade.
Este artigo procura levantar questões acerca da influência das novas tecnologias no processo educacional e quais são as vantagens e desvantagens que