era de vargas e republica velha
(1889-1930). Este período é classicamente dividido em duas fases: República da Espada e
República Oligárquica. REPÚBLICA DA ESPADA
(1889-1894)
A primeira fase da República Velha é assim denominada por causa dos presidentes militares que governam durante estes primeiros cinco anos: os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. • Encilhamento: foi resultado do fracasso política industrializante de Rui Barbo
Ministro da Fazenda do Governo Provisóri que teve como consequência o surgimento inúmeras empresas fantasmas, especula na bolsa de valores, inflação e desvaloriza da moeda.
• Constituição de 1891: promulgada no fina
Governo Provisório, foi a segunda ca constitucional da história brasileira. princípios estabelecidos mais importan foram os seguintes: o Brasil passou a ser u república federativa concedendo gra autonomia aos estados da união; se estabel a existência dos três poderes clássi
(legislativo, executivo e judiciário); não se ex renda para participação política, mas some tem direito ao voto, homens com 21 anos mais, alfabetizados; o voto é universal, livr aberto (não secreto).
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
(1894-1930)
Em 1894, com a eleição do cafeicultor paul
Prudente de Morais, tem início a Repúb
Oligárquica que se estenderá até 1930. Ai que esta seja uma fase bastante conturbad partir da criação de uma estrutura política, cafeicultores paulistas, que representavam os interesses dos grupos oligárquicos rurais, conseguirão permanecer no poder se revezando com Minas Gerais. • Política do Café com Leite (SP/MG): os presidentes eleitos, na sua maior parte, são paulistas ou mineiros e representam os interesses das grandes oligarquias rurais.
• Política dos Governadores: idealizada por
Campos Sales, nela o governo federal se