Como funcionam os paparazzi
Neste artigo
1.
Introdução
2.
A caçada
3.
Táticas
4.
O preço dos paparazzi
5.
A tecnologia dos paparazzi
6.
As táticas antipaparazzi
7.
Direito de privacidade
8.
As figuras públicas
9.
As leis de imagem
10.
Mais informações
11.
Veja todos os artigos sobre Cultura
Introdução
paparazzi
A obsessão mundial por celebridades resulta em um dos mais fascinantes e temidos produtos da cultura pop, os paparazzi. Os paparazzi são fotógrafos que perseguem incansavelmente as celebridades, figuras públicas e suas famílias em busca de oportunidades para fotografá-los em momentos comprometedores e desagradáveis. O que começou como uma simples "fotografia na rua" é agora um jogo de gato e rato presente na vida cotidiana das vítimas famosas dos paparazzi. À medida que nossa cultura voraz por fotografias de celebridades aumenta, também aumentam os preços destas fotos e os riscos que os paparazzi correm para consegui-las. Muitas questões éticas, legais e de privacidade são levantadas neste negócio questionável.
Algumas estrelas tentam evitar os paparazzi
Como os paparazzi conseguem estas fotos? Como vendem suas fotos? Para quem as vendem? Como escapam impunes do que fazem? Neste artigo, veremos essas questões, assim como a legislação relativa e sobre como as celebridades se defendem.
A origem do nome
A palavra "paparazzi" é derivada de um personagem do filme de Fellini "La Dolce Vita" (em inglês). O personagem, um fotógrafo chamado Paparazzo, lembrava "um inseto barulhento, pairando, atacando, picando", segundo Fellini.
A inspiração de Fellini para o personagem foi o famoso "fotógrafo de rua" italiano Tazio Secchiaroli. Fellini consultou Secchiaroli para uma assessoria enquanto desenvolvia o roteiro para seu filme clássico.
Secchiaroli se tornou famoso como fotógrafo quando