Equipes Multifuncionais
Segundo Abraham Maslow, autor da Teoria da Hierarquia de Necessidades, cada ser humano é dotado de necessidades que precisam ser atendidas, listada na seguinte ordem: fisiológicas, de segurança, social, de estima e de autorrealização. Ainda segundo o autor, quando uma necessidade é atendida, surge a necessidade imediatamente posterior.
Para atender as suas necessidades, o ser humano interage constantemente com o ambiente que o cerca. Desse processo de interação, surgem oportunidades para que organizações instalem-se no ambiente. Porém, só permanecem as organizações que possuem vantagens competitivas, que são obtidas por quem for capaz de determinar e satisfazer com eficiência e eficácia as necessidades de seus clientes. Para obter essa capacidade, as organizações recorrem aos referenciais teórico e prático de Administração.
Uma das maneiras de relacionar recursos é através da departamentalização de atividades afins, formando a estrutura organizacional. Porém, há casos em que a estrutura organizacional vigente impossibilita que algumas situações sejam tratadas de maneira efetiva, principalmente quando se trata de estruturas altamente especializadas e com um quadro de colaboradores muito grande. Em situações que são necessárias respostas rápidas a oportunidades e ameaças do ambiente externo, algumas empresas adotam o conceito de equipes de trabalho.
2. DEFINIÇÃO DE EQUIPE
Membros voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bem definidas nas organizações, possuindo uma série de fatores positivos que a distinguem do grupo e garantem a obtenção de excelentes resultados com muita sinergia e criatividade. Compreendendo seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira e as opiniões diferentes são estimuladas.
Estudos afirmam que com aplicações de equipes de trabalho nas organizações os benefícios tem ter um aumento de melhoria do desempenho dos