Equipe de Balonismo
Como o nome mesmo diz o trabalho tem que ser realizado em equipe e, para toda equipe trabalhar com sinergia é necessário que cada um saiba da suas responsabilidades e tarefas. Enquanto um dirige, outro cuida da navegação, sempre prestando atenção na direção que o balão segue. Passar por estradas de terra e sem sinalização, riachos, porteiras e propriedades privadas são apenas alguns dos obstáculos enfrentados pelo resgate para chegar até o local de pouso do balão.
Fábio Kok – Equipe Balonismo no Ar
“A cada estágio do vôo cada um tem suas obrigações, mas as principais são: o piloto faz a estratégia, tenta realizar o vôo de acordo com a estratégia e alcançar as melhores pontuações em cada prova e por fim pousar em segurança em um local de fácil acesso.
O navegador é o responsável por municiar o piloto e a equipe com todas as informações para que estes saibam, com antecedência, o que deverão fazer e para onde irão. É dele também a responsabilidade de conduzir a equipe pelos caminhos mais rápidos e melhores e apoiar a navegação do piloto, passando informações sobre a atitude de outros balões e leitura de vento nos alvos, durante a aproximação. No caso possuímos um sistema de GPS ligado a um rádio que transmite automaticamente a coordenada, altitude,velocidade e direção do balão e que permite auxiliar na escolha da altitude que deve se manter ou, às vezes, até na mudança da estratégia para correção de alguma alteração nos ventos.
O motorista deve, acima de tudo, conduzir o veículo em segurança e dentro da legislação. Além de saber dirigir a Pick-up nos terrenos mais complicados, ele usualmente também auxilia na navegação da equipe uma vez que se torna o melhor conhecedor das estradas da região. Também é peça fundamental na montagem do balão e fica geralmente encarregado por manter o balão posicionado durante a inflagem segurando a corda da coroa que fica no alto do balão.
O quarto membro da equipe, também conhecido como