Ginastica laboral
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. A ginástica se baseia basicamente em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhado, lembrando que é feita sempre orientada por um fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou educador físico. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário .
Objetivo dessa pratica?
Prevenção de LER/DORT. Integração dos funcionários. Sociabilização do ambiente de trabalho. Aumento de Produtividade. Diminuição e Prevenção de Fatiga. Qualificação da Empresa. Melhoria de relacionamento inter-pessoal. Dimuição de custos com afastamentos e tratamentos. Redução do absenteísmo. Contribuir com pausas recomendadas pela NR-17. (normas regulamentadoras) Apresentação de relatórios de melhoria. Contribuir na Prevenção de Acidentes de Trabalho.
O Que essa pratica previne?
Promove o combate e prevenção das doenças profissionais;
Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade, etc;
Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;
Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;
Reduz a sensação de fadiga no final da jornada;
Melhora da auto-estima e da auto-imagem;
Combate as tensões emocionais;
Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas;
Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;
Melhoria das relações interpessoais;
Reduz os gastos com afastamento e substituição de pessoal;
Diminui afastamentos médicos, acidente e