equipamentos que trabalham sob pressão
O cilindro de ar comprimido (ou garrafa, ampola ou tanque) é um reservatório construído para armazenar ar comprimido ou outra mistura gasosa.
Podem ser construídos de diversas ligas metálicas, como por exemplo: aço-carbono, alumínio, ferro, etc., todas possuem um limite de capacidade, apontado em litros e uma pressão de trabalho, indicada em atmosferas.
Tanto a construção como a utilização devem seguir rigorosos padrões técnicos, sendo que o uso no mergulho somente é autorizado para as pessoas que se submeteram a um curso próprio (curso de mergulho autônomo).
Utilização na Indústria
Circuito pneumático.
Na automação de movimentos na indústria, pode-se utilizar energia de diferentes formas, a energia elétrica em suas formas tradicionais, a energia hidráulica quando a necessidade de grandes esforços e a pneumática quando precisamos de esforço moderado e grandes velocidades, quando o ambiente limpo é de fundamental importância, a exemplo da indústria alimentícia, ou quando o ambiente é inflamável ou hostil, na presença de pó ou vapor.
O ar comprimido possibilita uma rápida movimentação de atuadores, com velocidade controlada e uma razoável precisão de posicionamento e apesar de não ter a mesma velocidade de processamento de informações que a elétrica ou a eletrônica pode, em ambientes que assim o permitem, receber estas formas de comando, permitindo com isso uma redução de custos e incremento na versatilidade. Pode também ser associado a circuitos hidráulicos dando à água uma grande umidade.
Precauções a se tomar ao utilizar ar comprimido e garrafas de oxigênio
O ar comprimido pode ser usado no mergulho
Um cilindro de 12 litros de ar comprimido tem o mesmo poder explosivo de uma granada. Manuseie o ar comprimido em cilindros de oxigênio muito cuidadosamente ao usá-lo em atividades como mergulho, paintball e em outros usos, como em serviços médicos e ao encher pneus. Preste atenção ao conteúdo para evitar o uso do gás em