A influência da internet nos hábitos de leitura do adolescente
Eliane L. da Silva Moro
Professora do curso de Biblioteconomia – FABICO/UFRGS mmoro@adufrgs.ufrgs.br Gabriela Pinheiro Souto
Bibliotecária do Colégio Marista Pio XII gabriela.souto@ig.com.br Lizandra Brasil Estabel
Professora do curso de Biblioteconomia – FABICO/UFRGS
Bibliotecária do Colégio Mãe de Deus e do Instituto Santa Luzia – POA/RS estabel@cpovo.net O presente trabalho aborda a questão da leitura, seu surgimento no Brasil, os processos e estímulos para a formação do leitor e a posterior continuidade do “ser” leitor. Expõe os riscos da prática da leitura obrigatória. Ressalta a importância do trabalho em parceria do bibliotecário com o professor. Salienta o crescente uso da Internet entre os adolescentes e o seu uso na pesquisa escolar. Enfoca a pesquisa entre os alunos de uma das turmas da 8ª série do
Ensino Fundamental do Colégio Mãe de Deus, através da aplicação de um questionário e de análise de resultados. São descritas as características deste grupo, tendo como foco identificar a influência que a Internet provoca na leitura de Literatura desses adolescentes. Com a análise dos dados coletados, pretende-se averiguar se o público juvenil prefere ler no formato impresso ou on-line e se tem quesitos para avaliar se a informação é de qualidade.
Introdução
A influência que a Internet provoca nos hábitos de leitura do adolescente é um tema que polemiza os debates em prol da educação.
A rede internacional de computadores - a Internet - foi o meio de comunicação que mais rapidamente se expandiu no mundo. Paradoxalmente, poucas pessoas têm acesso a ela. As tecnologias de informação e comunicação na Internet disponibilizam o acervo de bibliotecas digitais e virtuais, expandindo, desta forma, os limites do ensino e da pesquisa.
A leitura, processo intrinsecamente ligado à escrita, faz parte do desenvolvimento humano. Além disso, aglomera aspectos