Equipamentos Frigorífico
LOCALIZAÇÃO: Zonas isentas de odores indesejáveis, fumaça, poeiras e outros contaminantes e que não estejam expostas a inundações.
Vias de transito interno: Superfície compacta e/ou pavimentada apta a trafego de veículos. Devem possuir escoamento adequado, assim como os meios que permitiam a sua limpeza. PROJETO DE INSTALAÇÃO
Construção sólida e sanitariamente adequada. Todos os matérias utilizados na construção e na manutenção deverão ser de natureza tal que não transmitem nenhuma substância indesejável ao alimento;
Devera ter disponibilidade de espaços suficientes à realização, de modo satisfatório, em todas as operações;
O fluxograma deverá permitir uma limpeza fácil e adequada, e facilitar a devida inspeção de higiene do alimento;
Impedindo a entrada ou abrigo de insetos, roedores e/ou pragas e de contaminantes ambientais;
As instalações deverão garantir que as operações possam realizar-se nas condições ideais de higiene.
ÁREAS DE MANIPULAÇÕES DE ALIMENTOS
Os pisos devem ser de materiais resistentes ao impacto, impermeáveis, laváveis e antiderrapantes não podendo apresentar rachaduras, devem facilitar a limpeza e desinfecção. Os líquidos deverão escorrer para os ralos (sifonados ou similares), impedindo acumulação nos pisos.
As paredes deverão ser construídas e revestidas com materiais não absorventes, devem ser laváveis e de cor clara. Até uma altura apropriada para as operações deverão ser lisas, sem fendas, fáceis de limpar e desinfetar.
Os ângulos entre as paredes e pisos e entre as paredes e os tetos ou forros também deverão ser fáceis de limpeza.
Os forros e tetos deverão está construídos e/ou acabados de modo que não impeça a acumulação de sujidade e se reduza ao mínimo a condensação e a formação de mofo. Devem também ser fáceis de limpar.
As janelas e outras aberturas deverão ser construídas de forma a evitar o acúmulo de sujidades.
Os alojamentos, lavabos, vestiários, sanitários e banheiros dos