Braço
PARA O LABORATÓRIO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA
Existem diversas formas de avaliar o aluno, em geral, a prova é o método mais usado para tentar obter o grau de aprendizado, em um dado conteúdo, de um aluno. Avaliar é uma forma que o professor tem para estimar o desenvolvimento do seu aluno e nos laboratórios de física isso não é diferente. O que nota-se de diferente é que nas disciplinas experimentais é mais comum os professores avaliarem o seu aluno através de relatórios onde ele possa descrever o que foi realizado em tal atividade.
Um bom relatório traz em pauta a discussão e debates do que foi observado em experiências executadas metodicamente, ou seja, desperta os questionamentos e motiva a postura investigativa sobre os vários assuntos que envolvem a nossa existência.
Sendo assim, podemos afirmar que, a realização de um bom experimento dá a possibilidade de escrever um bom relatório já que se possui os dados necessários para tal fato. Além disso, podemos dizer que um bom relatório geralmente segue algumas normas padronizadas pela comunidade cientifica, ou seja, possui alguns itens que conseguem expor com mais clareza toda a atividade experimental. Abaixo apresentamos os tópicos que podem ajudar a construir um bom relatório:
Obs.: Padrão - Fonte Times New Roman ou Arial; Tamanho 12; Justificado (Exceto a Capa); Margens: Superior e Esquerda = 3 cm; Inferior e Direita = 2 cm.
Espaçamento de 1,5 linhas.
1−Capa: E importante conter o nome da instituição de ensino (inserção de logo opcional), disciplina, título do experimento, nome do aluno, turma, nome do professor e local/data.
2−Sumário: Deve conter a numeração das páginas dos itens principal do trabalho, ou seja, os itens abaixo relacionados.
3−Objetivo: Deve ser escrito com poucas palavras. Seja claro e sucinto ao falar do trabalho realizado e do método experimental empregado. A ideia é apresentar rapidamente o trabalho e assim fazer com que qualquer pessoa que leia, saiba