equipamentos de proteção para a cabeça
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.
EPI para proteção da cabeça
A escolha correta do tipo de EPI a ser utilizado para proteger a cabeça é muito importante. Uma escolha errada pode causar sérios prejuízos à saúde do trabalhador. Temos então capacete de segurança e capuz de segurança.
Antes de determinar qual tipo de EPI para utilizar faça uma Análise de Risco de Tarefa (ART) e veja qual EPI é mais apropriado para realização de determinada tarefa.
O capacete de segurança reduz os efeitos de impactos de objetos na cabeça e diminui a possibilidade de ferimentos. É composto pelo casco e pela suspensão. O primeiro geralmente é produzido em polietileno de alta densidade ou ABS. Já a suspensão tem a carneira, em geral, de polietileno de baixa densidade, e coroa, do mesmo material ou de tecido. O mercado tem procurado oferecer maior conforto ao usuário, como é o caso do uso de suspensões com ajustes tipo catraca. Outra tendência é o desenvolvimento de modelos específicos para os diferentes ambientes de trabalho. Ainda há a possibilidade de adquirir um “sistema de proteção à cabeça”, com protetores faciais e auditivos compatíveis. Outra tendência é a utilização de polímeros derivados de outros produtos, que não seja petróleo. A escolha adequada requer a avaliação dos riscos envolvidos na atividade e o conforto do usuário.