Higiene e seguranca no trabalho
Trabalho realizado por :
Equipamento de Proteção Individual: é todo dispositivo de uso pessoal, portanto, destinado à proteção direta apenas do individuo.
Quando usar os Equipamentos de Proteção Individual:
Quando não for possível eliminar o risco por outras medidas ou equipamentos de proteção coletiva.
Quando for necessário complementar a proteção coletiva.
Em trabalhos eventuais ou emergenciais.
Em exposição de curto período
Equipamento de Proteção Coletiva: é toda medida ou dispositivo, sinal, imagem, som, instrumento ou equipamento destinado à proteção de uma ou mais pessoas.
Em função da localização das zonas do corpo a proteger, os Equipamentos de Proteção Individual podem ser classificados em:
Parciais: destinados à proteção face aos riscos localizados em zonas ou partes do corpo específicas (ex.- capacetes, botas, luvas, etc.).
Integrais: protegem face aos riscos cuja incidência não tem uma localização específica (ex.- roupas ignífugas, cintos de segurança, etc.).
Nesta tabela mostra os diferentes tipos de Equipamentos e a sua função:
A utilização, o armazenamento, a limpeza, a desinfeção, se for caso disso, e a reparação dos Equipamentos de Proteção Individual deverá ser efetuada de acordo com as instruções do fabricante. É fundamental, portanto, antes de utilizar qualquer tipo de EPI, ler atentamente essas instruções e nunca modificar ou alterar o Equipamento original.
Por princípio, todos os Equipamentos de Proteção Individual são destinados para uso pessoal e devem ser utilizados apenas para os usos previstos, salvo nos casos particulares excecionais. As condições em que o EPI deve ser utilizado são determinadas por:
A gravidade do risco.
Tempo ou frequência de exposição ao risco.
Condições do posto de trabalho.
Desempenho do