Equinodermos
A 1°, a mais conhecida se chama estrela - do - mar.
Essas estrelas comem ofiúros, ostras, crustáceos, ouriços, etc ,então são carnívoras.
E sua digestão é extra- corpórea, ou seja, ela joga enzimas sobre a presa,digerindo e depois absorvendo-a.E possuem grande capacidade de regeneração,isto é, se um braço for cortado e se estiver uma pequena parte do disco central, irá surgir uma outra completa, depois de algum tempo.Todas possuem disco central,ok ?
Ela tem um aspecto econômico para comercialização como adornos e enfeites. Tá legal são lindas! Mas não podemos pegar as estrelas, pois depois elas apodrecem e ficam com um cheiro ruim.
E sua importância, como já foi citada é para ter equilíbrio dos animais, pois, por exemplo ,sendo extinta os ouriços vão se proliferar bastante, acabando com a vegetação dos oceanos,que gera o oxigênio.
A 2°, são os ofiúros ou estrelas -serpentes, chamadas assim devido, os seus braços que possuem movimentos que lembram o deslocamento de uma cobra. Alimentam-se de partículas que estão na água e possuem uma regeneração, chamada de auto- amputação, que quando se sente em perigo, ele solta um braço para o predador comer e aproveita para escapar.E posteriormente terá um novo braço.
E vivem escondidas embaixo de rochas.
O 3° são lírios – do - mar, são os únicos fixos de equinodermos.Possuem braços com "tentáculos" que capturam as partículas alimentares.
Incríveis,não?
O 4° são os pepinos – do - mar.
Gente, olha que danados! Espertos,quando se sentem acuados lançam suas vísceras (órgãos) para distrair o predador que come ,enquanto isso foge.Seu corpo é mole, apenas possuindo pequenas placas calcárias (pedaços de esqueleto). Esses são comestíveis.
Nessa foto, está jogando milhares de ovos.
O 5° são os ouriços, possuem a lanterna – de - Aristóteles, uma estrutura na boca que raspa,triturando os vegetais e algas que estão