Equilíbrio Químico
Objetivo
Verificar o efeito da temperatura e concentração no deslocamento de um equilíbrio químico.
Introdução
Os equilíbrios químicos explicam grande número de fenômenos naturais e têm papeis importantes em muitos processos industriais. O presente trabalho abordará o estudo do equilíbrio químico e o princípio de Le Chatelier.
Quando uma reação atinge o equilíbrio químico, o estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de reação, ou seja, as concentrações ou pressões parciais dos reagentes e produtos. A literatura descreve que todos os equilíbrios químicos como dinâmico, isto é, a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual à velocidade na qual os reagentes são formados a partir dos produtos. Como os equilíbrios são dinâmicos, eles respondem a mudanças das condições em que as reações ocorrem. Quando um equilíbrio é alterado por adição ou remoção de um reagente, o valor de ∆G varia e a composição muda até restaurar a condição ∆G = 0. A composição também pode variar para se ajustar a mudanças de pressão ou temperatura. Torna-se relativamente fácil predizer como a composição de uma reação em equilíbrio tende a mudar quando as condições se alteram. O francês, químico, Henri Le Chatelier identificou os princípios gerais:
Princípio de Le Chatelier: “Quando uma perturbação exterior é aplicada a um sistema em equilíbrio dinâmico, ele tende a se ajustar para reduzir ao mínimo o efeito da perturbação.”
O princípio enunciado pelo Chatelier, não é mais nada que uma regra prática. Ele não oferece e nem permite previsões quantitativas. Todavia, ele é consistente com a termodinâmica e, ao se desenvolver a ideia, encontra-se as poderosas conclusões quantitativas que podem ser extraídas da termodinâmica.
Vide abaixo efeitos que são capazes de alterar o equilíbrio químico:
Variações na concentração de um reagente ou produto – qualquer variação na concentração de um