Shoreline Firewall
As redes de computadores tornaram-se, nas últimas décadas, realidade na grande maioria das organizações. O uso de redes trouxe muitas vantagens para as instituições, entretanto, derivaram deste uso comportamentos, de indivíduos ou de grupos, prejudiciais às organizações. Para evitar prejuízos, acesso indevidos aos recursos internos ou a obtenção de informações de forma ilícita as organizações passaram a ter uma preocupação constante: a segurança de redes.
Neste trabalho serão abordados vários aspectos da segurança de redes no tocante ao uso de um firewall nativo de um sistema Linux objetivando mostrar que é possível obter uma solução de baixo custo e manter uma rede local de computadores segura.
A ferramenta shoreline permite a definição de regras aplicáveis ao tráfego de dados entre a Internet e a rede local de computadores de uma organização. Estas regras utilizam as funcionalidades do iptables, ferramenta que permite a criação de regras de firewall e de NAT.
Assim este trabalho analisará a ferramenta shoreline quanto a sua capacidade de controlar o acesso à Internet, com baixo custo financeiro e utilizando software livre.
Palavras-chave: firewall, iptables, segurança, shoreline, shorewall.
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO
Sabe-se que, na atual conjuntura mundial, os benefícios proporcionados pela Informática são totalmente indispensáveis, sendo muito difícil que alguma atividade comercial ou de governo funcione sem as inúmeras ferramentas que os sistemas computacionais oferecem.
O uso de redes de computadores pelas organizações, seja qual for o seu tamanho, implica em preocupações com a segurança dos dados que trafegam nessas redes e com a segurança dos dados armazenados nela. O firewall é uma forma de defender a rede local de computadores de uma organização de ataques externos. Seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de dados previamente autorizados.
O objetivo desta pesquisa é analisar a ferramenta