Equilíbrio químico
1. INTRODUÇÃO
O equilíbrio químico ocorre quando, em uma reação reversível, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Uma vez atingido o estado de equilíbrio, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes, tornando a velocidade da reação direta igual à velocidade da reação inversa, assim o sistema atinge o estado de equilíbrio. A Figura 01 revela o que ocorre com as velocidades das reações até chegarem ao estado de equilíbrio (LENZI et al., 2004). Figura 01. Estado de equilíbrio de uma reação reversível
Henri Louis Le Châtelier (1850-1936) foi um químico francês que estudou o equilíbrio químico e chegou a um princípio muito utilizado hoje: “Se for imposta uma alteração, de concentrações ou de temperatura, a um sistema químico em equilíbrio, a composição do sistema deslocar-se-á no sentido de contrariar a alteração a que foi sujeita”.
A seguir é expressa a seguinte reação genérica: , onde , então quando V1=V2 chegou-se ao equilíbrio químico.
2. OBJETIVOS
Compreender como o estado de equilíbrio se dá e como pode ser influenciado pela concentração dos reagentes ou produtos e pela temperatura.
3. MATERIAL E MÉTODOS
Experimento 01: Pipete cerca de 4 mL de K2(Cr2O7) (Dicromato de potássio) em um tubo de ensaio, em seguida adicione HCl (Ácidos clorídrico) 0,1 M e observar o que acontece. Após adicionar NaOH (Hidróxido de sódio) 0,1 M e observar o que ocorre. Repita o mesmo procedimento com H2SO4 (Ácido sulfúrico) 0,3 M e NaOH 0,6 M.
Experimento 02: Em um tubo de ensaio adicione 4 mL de H2O destilada e coloque algumas gotas do indicador Alaranjado de metila. Em seguida adicione HCl 0,1 M (observar) e depois NaOH 0,1 M (observar). Repita o procedimento com fenolftaleína.
Experimento 03: Em um tubo de ensaio adicione 4 mL de CoCl2 (Cloreto de cobalto) 0,15 M em metanol e 2 gotas de H2O destilada. Coloque o tubo em contato com água quente (observe o que ocorre) e depois em água fria