segurança
Hoje em dia, já é crucial qualquer sistema possuir uma camada de segurança. Seja essa camada física (alarmes, portas corta fogo, despressurização de ar, e etc..) ou lógica (firewalls, autenticação, biometria, e outros). Vejo que para o futuro, serviços interativos na internet, precisam evoluir e muito a sua capacidade de segurança, e garantir a disponibilidade, confidencialidade, e a integridade das informações. Um exemplo comum, e que a cada ano que passa sofre grandes aperfeiçoamentos é o Internet Banking. Inicialmente, era composto apenas por agência, conta e uma senha. Algo simples de ser capturado por uma pessoa (software) mal intencionado. Enxergaram então a fragilidade e passaram a utilizar tecnologias mais robustas, como Cartões de Segurança e Tokens. Com a crescente das redes sociais, integração de serviços (B2B, B2C), aplicativos móveis, e comunicação com o Governo, a segurança sempre é colocada a prova, e quando é afetada, na maioria das vezes é pelo mau uso da tecnologia/ferramenta, e pela falta de conhecimento. Um exemplo em JSP (Java Server Pages) que pode ser usado para maior segurança em soluções Web, é a utilização de teclados virtuais com posições alternadas dos caracteres, impossibilitando a captura das teclas digitadas.
AP 2 – Entrega Online
Cenário 1 Cabine de Pedágio é uma lista linear, pois seguindo o conceito, sabemos onde começa e onde termina, e os elementos são dispostos linearmente. Essa lista é o conceito de Fila, e segue uma aplicação de FIFO (primeiro a entrar, é o primeiro a sair).
Cenário 2 Pedido de comida em um restaurante. Por mais que haja uma lista da entrada dos pedidos não existe uma regra para a saída, pois depende da complexidade do preparo do prato. Um prato simples pode ser montado mais rápido do que um prato complexo, independente da ordem de chegada do pedido, e ser entregue primeiro. Esse é um cenário que não se encaixa nas estruturas estudadas.
Cenário 3 Roupas a