Equilíbrio Químico entre CrO42- e Cr2O72- e o efeito do meio ácido e básico
QUI0346 - QUÍMICA APLICADA PARA AGRONOMIA
PROFESSOR: Almir Luis Brancher
AULA PRÁTICA 1 Equilíbrio Químico entre CrO42- e Cr2O72- e o efeito do meio ácido e básico
CAXIAS DO SUL, 17 DE AGOSTO DE 2013.
Objetivo
Verificar e caracterizar a influência da concentração no deslocamento de um equilíbrio químico, demonstrar a versatilidade das reações químicas, quando adicionado soluções ácidas e básicas.
Introdução
No estado de equilíbrio a razão entre a concentração de reagentes e produtos é constante. O que significa dizer que a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa e, por isso, não é mais observado modificações macroscópicas do sistema em estudo. Diz-se que o equilíbrio químico é dinâmico, pois as reações direta e inversa continuam a ocorrer, com velocidades iguais, porém opostas.
As concentrações das substâncias em equilíbrio, numa determinada temperatura, guardam entre si uma relação definida que é expressa pela equação genérica da constante de equilíbrio químico, K. aA (aq) + bB(aq) cC (aq) + c=dD (aq)
K =
A relação da concentração no equilíbrio químico, ou seja, a posição do equilíbrio é independente da forma como este equilíbrio foi alcançado. Entretanto, esta posição é alterada pela aplicação de forças externas, que podem ser mudanças de temperatura, de pressão (se houver reagentes ou produtos gasosos) de volume ou na concentração total de um reagente ou produto.
O Princípio de Le Châtelier estabelece que a posição do equilíbrio sempre mudará na direção que contrabalancei ou minimize a ação de uma força externa aplicada ao sistema.
Isto significa que se houver aumento da temperatura de um sistema reacional, provoca-se a reação química que contribui para resfriar o sistema (consumindo energia térmica). Ou ainda, se houver o aumento proposital de um dado reagente ou produto, o equilíbrio favorecerá a reação de consumo desta substância em excesso até que