generos textuais
Passo 1
Gêneros Textuais
Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc.
Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.
Quanto à forma ou estrutura das sequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.
Os Tipos Textuais
Os textos, independentemente do gênero a que pertencem se constituem de sequencias com determinadas características linguísticas, como classe gramatical predominante, estrutura sintática, predomínio de determinados tempos e modos verbais, relações logísticas. Assim, dependendo dessas características, temos os diferentes tipos textuais.
Os gêneros textuais são inúmeros, dependendo da função de cada texto e das diferentes situações comunicacionais. O mesmo não acontece com os tipos textuais, que são poucos: Narrativo, Descritivo, argumentativo, Explicativo ou Expositivo, Injuntivo ou Instrucional.
(PASSO 2)
São inúmeros os gêneros textuais existentes, uns deles são: biografia, bula de remédio, receitas, horóscopos, reportagem, carta ao leitor, diário, notícia, anúncio publicitário, anúncio classificado, artigo de opnião, blog, carta aberta, campanha comunitária, cartas de reclamação e de solicitação, resenha, seminário, editorial,