Equilíbrio quimico
Química
Kevin Italo Carvalho de Souza n28 2º1
Manaus – AM
2011
Introdução
Uma reação química é composta de duas partes separadas por uma flecha, a qual indica o sentido da reação. As espécies químicas denominadas como reagentes ficam à esquerda da flecha e, à direita, ficam os produtos, ou resultado da reação química.
Reagentes ‡ Produtos
A + B ‡ C + D
Quando a reação não se completa e os reagentes e produtos mantêm-se em equilíbrio, utilizam-se duas setas em sentidos contrários ou uma seta dupla para separar as duas partes da reação química. O equilíbrio químico é dinâmico, o qual indica que a reação que se processa em um sentido tem a mesma taxa de desenvolvimento que a reação que se processa no sentido inverso
Reagentes fl‡ Produtos
A + B fl‡ C + D
A existência de um equilíbrio químico dinâmico significa que a reação química nem sempre caminha para um final; ao invés disto, alguns reagentes e produtos coexistem no sistema. Este equilíbrio dinâmico é um estado em que parece que nada está ocorrendo, porém é um estado no quais reações químicas estão ocorrendo e freqüentemente em velocidades rápidas.
Equilíbrio Químico
- Equilíbrio químico é a parte da físico-química que estuda as reações reversíveis e as condições para o estabelecimento desta atividade equilibrada.
- Qualquer sistema em equilíbrio representa um estado dinâmico no qual dois ou mais processos estão ocorrendo ao mesmo tempo e na mesma velocidade.
- As reações da química analítica, as reações na natureza e os principais processos industriais de produção de substâncias são em sua maioria reversíveis, ou seja, desenvolvem-se ao mesmo tempo e em direções opostas.
- A causa do estabelecimento do equilíbrio químico é a nivelação das velocidades da reação direta e a da inversa que se realiza como conseqüência das mudanças de concentração das substâncias.
- Duas condições são fundamentais para que se