equilíbrio quimico
O presente trabalho teve como objetivo analisar, a partir da coloração do Cloreto de ferro III e do Tiocianato de Amônio, os efeitos da concentração e o deslocamento do equilíbrio. Percebeu-se que á medida que se adicionava outras substâncias a coloração alterava-se, indicando deslocamento do equilíbrio devido à alteração da concentração das substâncias.
INTRODUÇÃO Feltre (2005) afirma que deslocamento de equilíbrio é toda e qualquer alteração da velocidade da reação direta ou da reação inversa, provocando modificações nas concentrações das substâncias e levando o sistema a um novo estado de equilíbrio. O princípio de Le Chatelier diz que: “quando um fator externo age sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca, sempre no sentido de minimizar a ação do fator aplicado”. Portanto, pelo princípio de Le Chatelier, quando se aumenta a concentração de uma das substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que essa substância se transforma; e quando se diminui a concentração de uma dessas substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que esta substância se forma. O objetivo deste trabalho é analisar, a partir das colorações das substâncias, o que ocorre com o equilíbrio da solução e o sentido que se desloca o equilíbrio.
PARTE EXPERIMENTAL Adicionou-se em uma proveta de 50 mL, 1 mL de solução de Cloreto de Ferro III e 1 mL de solução de Tiocianato de Amônio. Observou-se a coloração. Em seguida completou-se a proveta com água deionizada até a marca de 20 mL e homogeneizou-se. Em quatro tubos de ensaio numerados de 1 a 4, adicionou-se 5 mL da solução resultante. Após, ao tubo 01, adicionou-se 2mL de solução de FeCl3, agitou-se e comparou-se com a cor da solução obtida no tubo 04. Ao tubo 02 adicionou-se 2 mL de solução de NH4SCN, agitou-se. Comparou-se com a solução obtida no tubo 04. Ao tubo 03, adicionou-se NH4Cl sólido e agitou-se. Comparou-se com a cor da solução do tubo 04.
RESULTADOS E