Equilíbrio Emocional
A Importância Do Equilíbrio Emocional No Trabalho
SUMÁRIO
1. O QUE EQUILÍBRIO EMOCIONAL
No dicionário, o significado da palavra equilíbrio pode ser encontrado como estado de repouso de um corpo solicitado por várias forças que se anulam ou posição estável do corpo humano. Também é sinônimo de ponderação, calma e prudência.
Sendo assim, podemos entender que o equilíbrio emocional acontece quando nossos sentimentos, emoções, ações e reações são desenvolvidos de forma ponderada, calma e com prudência, não cedendo demais para nenhum dos lados, mas sim, de forma equalizada.
No dia a dia, todos os dias e em todo tempo passamos por diversos tipos de situações que mexem de forma diferente com as nossas emoções, gerando sentimentos e atitudes das mais diversas possíveis.
Em nossos lares temos nossas responsabilidades, temos horários e tarefas que precisam ser cumpridas e imprevistos nunca faltam. No trabalho não é diferente. São metas, regras, objetivos a serem alcançados, pessoas diferentes tendo que conviver juntas, são maneiras de pensar e agir opostas em contato direto. São homens, mulheres, são clientes, funcionários, sindicatos, chefes, conflitos, experiências incríveis, tudo misturado em um “coquetel” de dias, meses e anos.
Não fica difícil enxergar quantas emoções diferentes nosso corpo enfrenta todos os dias.
Equilíbrio emocional significa ter a capacidade de reagir com controle a essas diversas situações que envolvem imprevistos, pressão e conflito, mantendo a calma para tomar decisões importantes frente a diversas situações. É saber lidar com as emoções como medo, amor, raiva, tristeza e alegria, por exemplo, e expressá-las de forma aceitável.
Como conseguir ser equilibrado em um ambiente cada vez mais difícil e que pode nos levar ao limite?
Precisamos aprender a desenvolver o equilíbrio emocional.
2. COMO O NOSSO CORPO