Equilibrio Químico
1. Conceitos:
Equilíbrio químico é uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, conseqüentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes. Quando a reação não se completa e os reagentes e produtos se mantêm em equilíbrio, utilizam-se duas setas em sentidos contrários para separar as duas partes da reação química.
A reversibilidade de uma reação pode ser relacionada com o seu rendimento!
Para a reação gasosa (com baixo rendimento):
CO + H2O
CO2 + H2
CO + H2O
CO2 + H2
A mesma reação, com alto rendimento
O equilíbrio químico é dinâmico, o qual indica que a reação que se processa em um sentido (dos reagentes para os produtos, sentido direto) tem a mesma taxa de desenvolvimento que a reação que se processa no sentido inverso (dos produtos para os reagentes)
Reagentes Produtos
A+BC+D
Isto significa que foi atingido um estado de equilíbrio químico.
Atingido o estado de equilíbrio químico, isso não significa que a reação química “parou”, mas sim que a velocidade da reação no sentido direto é igual à velocidade da reação no sentido inverso.
Considerando-se uma reação química genérica: aA + bB
xX + yY
A velocidade direta será: v1 = k1 [A]a[B]b a qual diminui com o passar do tempo.
A velocidade inversa será: v2 = k2 [X]x[Y]y que no início é nula e vai aumentanto.
A medida que a reação avança a velocidade direta vai diminuindo e a inversa aumentando, até o momento em que as duas tornam-se iguais e a velocidade global nula. vdireta = vinversa v1 = k1 [A]a[B]b
e v2 = k2 [X]x[Y]y
A existência de um equilíbrio químico dinâmico significa que a reação química nem sempre caminha para um final; ao invés disto, alguns reagentes e produtos coexistem no sistema.
Este equilíbrio dinâmico é um estado em que parece que nada está ocorrendo, porém é um estado no qual reações químicas estão ocorrendo e freqüentemente