Equilibrio quimico
GRUPO I
O iodeto de hidrogénio é produzido industrialmente por reação entre o iodo e o hidrogénio em condições de operação adequadas. A equação que traduz a reação é:
1. Considere a reação de síntese do iodeto de hidrogénio à temperatura de 700 K e para a qual Kc=54. Determine, à mesma temperatura, o valor da constante de equilíbrio para: 1.1. a reação de decomposição do iodeto de hidrogénio; 1.2 a reação 2H2 (g) + 2 I2 (g) ⇌ 4 HI (g)
2. Num reator de 10,0 dm3de volume, introduziram-se·20,57 mol de hidrogénio e 5,22 mol de iodo à temperatura de 450 ˚C. Após ter-se estabelecido o equilíbrio, a temperatura constante, verificou-se que no reator existiam 10,22 mol de iodeto de hidrogénio. Calcule o valor da constante Kc deste equilíbrio à temperatura, considerada, apresentando todas as etapas de resolução.
3. À temperatura de 430°C, fez-se reagir 0,500 mol de H2(g) e 0,500 mol de I2 (g), num recipiente fechado, de capacidade igual a 1,00 L. A reação química progrediu, tendo-se estabelecido, num dado instante, uma situação de equilíbrio. Este equilíbrio foi depois perturbado pela adição de HI(g).
Simulando esta situação experimental, obteve-se o gráfico apresentado na figura, que representa a evolução das concentrações dos reagentes e do produto da reação, ao longo do tempo, à mesma temperatura.
3.1. Tendo em conta a informação fornecida pelo gráfico, selecione a alternativa que completa corretamente a frase seguinte.
Os instantes que correspondem ao estabelecimento do equilíbrio inicial, à igualdade das concentrações de reagentes e de produto, e à adição de HI(g), são, respetivamente,
(A) … t1, t3 e t5 (B) …t3, t1 e t6 (C) …t3, t1 e t5 (D) … t2, t4 e t6
3.2 Escreva a expressão que traduz a constante de