Racionalidade econômica e estrutura social – contribuições de pierre bourdieu e mark granovetter
Patrícia Roseflâine Gonçalves da Silva; graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo: Esse artigo objetiva analisar os pontos em comum e os desacordos existentes entre os autores Pierre Bourdieu e Mark Granovetter (com base no artigo de Cécile Raud-Matted), ambos contemporâneos, sobre o tema da racionalidade econômica e da estrutura social. Essa comparação dará ênfase às contribuições de cada um desses autores quanto ao tema da racionalidade econômica e estrutura social. Com base na leitura crítica de alguns textos, chegamos à conclusão de que não podemos falar de uma total concordância quanto ao tema assim como não é coerente relatar a total divergência entre esses autores. Mas, é possível afirmar que separar totalmente os estudos da Teoria Econômica da Sociologia é algo ineficiênte para ambos. Para Granovetter, a Sociologia Econômica é um reforço à Teoria Econômica, introduzindo a idéia de embeddedness e redes sociais. Enquanto que, Bourdieu afirma serem as pessoas que formam o mercado, compreendendo, portanto, o mercado como não auto-regulável. Esses pontos serão melhor detalhados ao longo deste trabalho.
Palavras-chave: racionalidade econômica, estrutura social, mercado, Estado, embeddedness, campo, capital, habitus, redes sociais.
Introdução
É importante confrontar as idéias de diferentes autores quanto a racionalidade econômica e estrutura social para melhor entender o tema e formar bases mais coerentes e fortes sobre o assunto. Analisando os textos de Pierre Bourdieu e Mark Granovetter podemos comparar suas opiniões, o que é útil ao meio acadêmico/científico quanto à formação de teorias mais específicas para se trabalhar assuntos tão complexos como este que será objeto de nosso estudo. Foram escolhidos dois textos para base de construção deste trabalho. Foram eles: “As Estruturas Sociais da Economia”